terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Questionário 11ªano

1.Enumere cinco das características dos sofistas.
Ensinavam a retórica;
Ensinavam a virtude política;
Interessavam-se pela antropologia, evolução do homem da sociedade e da civilização;
Interessavam-se pelas relações entre leis e costumes e também natureza;
Pretendiam ser capazes de dissertar sobre todos os temas e de responder a qualquer pergunta que lhes fora feita.

2.Exponha as questões que estão na origem da viragem da investigação filosófica dos problemas do homem.
O estatuto, natural ou convencional, das normas e dos valores;
Existência e natureza dos deuses;
Legitimidade da distinção entre gregos e bárbaros, escravos e homens livres;
Natureza da virtude política e o seu ensino.

3.Quais os pontos de vista filosóficos dos sofistas?

Os pontos de vista são o facto de todos os sofistas praticarem a retórica e de todos partilharem um ponto de vista céptico.

4.Enuncie os pontos de discordância entre os sofistas e Sócrates e Platão.

Os filósofos defendiam que existe uma realidade objectiva e que também existem verdades objectivas e universais que podem ser descobertas não pela retórica mas sim pela dialéctica

5.Como define Górgias a retórica?

Para Górgias, a retórica é a arte de persuadir, pela palavra os participantes de uma reunião política e tem como objecto o justo e o injusto. Proporciona liberdade para quem a possui e domínio sobre outros cidadãos
6.O que se entende por dialéctica?

A dialéctica é uma forma superior de conhecimento que nos permite alcançar verdades objectivas.

7.Exemplifique um raciocínio analítico.

Todos os seres humanos têm face
Linda é um ser humano
Linda tem face

8.Distinga raciocínio analítico, raciocínio dialéctico e retórica.

A retórica não é descritiva mas normativa, isto quer dizer que tem em conta a forma como devemos agir e não a descrição da acção. Basicamente, os raciocínios levam-nos a ponderar sobre a acção, a descreve-la, e a retórica demonstra como devemos agir. Os raciocínios analíticos constituem formas de inferência válida, premissas verdadeiras e conclusões verdadeiras, dependem dos factos, são impessoais, demonstrativos e prescindem da argumentação. Os raciocínios dialécticos constituem formas de inferência prováveis, premissas prováveis geralmente aceites por todos, pela maioria ou por alguns seres humanos, são independentes dos factos, são pessoais, disputativos e dependem da argumentação.

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